Islamismo
MUNDO ISLÂMICO
Thaisi,
1º ano
Campo Grande/2013
Introdução - Império Árabe
Sua formação se deu a partir da origem do islamismo, religião fundada pelo profeta Maomé.
Antes, a Arábia era composta por povos semitas que, até o século VII, viviam em diferentes tribos.
Esses povos possuíam diferentes estilos de vida e de crenças.
Arábia - Antes de Maomé
Arábia – Pré-Islâmica
Diversos povos viviam na península Arábica, e eram organizados em tribos ou clãs, pois ainda não formavam uma unidade política. Os árabes ligavam-se, apenas, por falarem o mesmo idioma e por possuírem as mesmas crenças (eram politeístas). E costumam ser classificados em dois grandes grupos:
Árabes do litoral -
Povos sedentários que moravam em cidades próximas da costa, como Meca e Yatrib. E se dedicavam principalmente ao comércio.
Árabes do deserto -
Povos seminômades que viviam em torno dos oásis de península. Dedicavam-se principalmente á criação de ovelhas, cabras e camelos, e a produção artesanal.
Arábia - Depois de Maomé
Arábia Islâmica
A construção do Estado árabe iniciou-se com Maomé, um mercador da cidade de Meca, que, segundo a tradição islâmica, aos 40 anos de idade, ele teria sido escolhido por Deus para ser o último profeta enviado à humanidade.
Quando iniciou suas pregações, Maomé dizia que os ídolos do templo deviam ser destruídos, pois havia um só Deus criador do Universo, Alá. O que provocou a reação dos sacerdotes de Meca, já que, eles representavam a religião politeísta. Maomé foi obrigado a deixar Meca, em 622, e refugiou-se em Yatrib, posteriormente denominada Medina. Esse episódio é chamado de Hégira, “emigração”, e marca o início do calendário muçulmano.
Maomé e seus seguidores difundiram a nova religião em Medina e organizaram um exército de fiéis. Em 630, conquistaram Meca e destruíram os ídolos da Caaba. A partir daí, o islamismo expandiu-se pela Arábia, e os diversos povos