ISKM
1)Gestão de Lições Aprendidas na Prática do Processo de Desenvolvimento Integrado de Produtos: Estudo de Caso Embraer.
2)Gestão do Conhecimento como Catalisadora da Integração de Lições Aprendidas no Processo de Desenvolvimento Integrado de Produtos: Estudo de Caso Embraer.
3)Gestão do Conhecimento Aplicada na Melhoria do Processo de Desenvolvimento Integrada de Produtos: Estudo de Caso Embraer.
Palavras chaves: desenvolvimento de produto, modelagem de processos, engenharia de projetos, lições aprendidas, gestão do conhecimento.
Durante as últimas décadas, empresas no mundo inteiro tem se empenhado em melhorar os diversos processos que compõem o seu negócio (Processo de Manufatura, de Desenvolvimento de Produtos, Financeiro, etc). O raciocínio incorporado nos esforços de melhoria é simples: Processos melhores representam maior competência, e conseqüentemente aumentam a capacidade das empresas se manterem competitivas nos vários setores empresariais. Neste referencial e quando aplicadas em um mesmo processo de negócio, como o Desenvolvimento de Produtos (DP), a Modelagem de Processos e o Gestão de Lições Aprendidas são iniciativas claras e evidentes da transformação do Conhecimento Tácito em Explícito, procurando documentar as melhores práticas de trabalho dentro do contexto do processo de negócio modelado. O processo de desenvolvimento de produtos envolve atividades de definição, especificação, projeto, detalhamento, testes, certificação e suporte pós-venda que devem ser executadas respeitando prazo, custo e qualidade, garantindo assim que o produto a ser desenvolvido atenda às necessidades dos clientes. Para esse desenvolvimento, a empresa precisa de um ambiente propício (ambiente simultâneo), bem como ferramentas, técnicas e metodologias de trabalho que suportam a execução do processo. Um outro item importante para a prática eficiente do Desenvolvimento de Produtos é a utilização das melhores práticas (lições aprendidas)