Isaque, o filho da promessa
Texto base: Gn 26. 1-5, 15-19
Herdeiro de Abraão.
Quando falamos de uma herança vem logo à tona a indagação do valor dos bens envolvidos. Contudo, a herança, à qual queremos fazer alusão, não é esta de valores materiais.
De valor realmente incalculável foi a herança sob a forma do EXEMPLO e ENSINO.
O amor recebido de seu pai Abraão foi a herança máxima da qual Isaque desfrutou. Ele recebeu um sólido ensino ministrado pelo seu pai no lar. Deus disse acerca de Abraão: "Porque eu o tenho conhecido que ele há de ordenar a seus filhos e a sua casa para que guardem o caminho do Senhor, para obrarem com justiça e juízo" (Gn 18.19).
Isaque aprendeu que é absolutamente imprescindível estar na vontade de Deus, ele aprendeu a ter fidelidade, sendo que em nenhum momento a bíblia relata que ele tenha se desviado ou adorado outros deuses.
Isaque aprendeu a ter fé. Assim como Sara, Rebeca era estéril, então Isaque orou ao Senhor acreditando na promessa feita ao seu pai de que seria uma grande nação. Rebeca engravidou de gêmeos.
Os pais devem refletir sempre sobre qual herança estão deixando para os filhos, pois podem ser exemplos de fé, obediência, fidelidade, amor, mas também podem ser exemplos de ira, mentira e desobediência.
A bíblia relata que Isaque seguiu o exemplo de Abraão quando mentiu dizendo que Rebeca era sua irmã, exatamente como seu pai fizera em relação a Sara.
A bíblia adverte aos pais “Ensina a criança no caminho em que devem andar e até quando envelhecer não se desviará dele” (Provérbios 22.6).
Disposto a ser sacrificado
Deus disse a Abraão: “Toma, por favor, teu filho, teu único filho a quem tanto amas, Isaque, e faze uma viagem à terra de Moriá e oferece-o ali como oferta queimada.” (Gn. 22:1, 2) Após uma jornada de três dias, Abraão e Isaque chegaram ao local escolhido por Deus. Isaque carregava a lenha; o pai dele, o fogo e o cutelo. “Mas onde está o cordeiro para a oferta queimada?”,