Isaias 60
Nos dias do profeta Isaias, o momento era muito difícil para o seu povo, porque estava sob a opressão da invasão de Jerusalém pelos exércitos do rei da Assíria.
Senaqueribe, rei da Assíria, havia tomado todas as cidades fortes de Judá, já nos dias de Ezequias, rei de Judá, subjugando todos os seus habitantes. Isaias profetiza sob o contexto de uma grande luta travada contra o seu povo.
Esse momento difícil pelo qual atravessava o seu povo era devido aos seus ouvidos estarem fechados para ouvir aquilo que os profetas diziam da parte do Senhor. O desprezo às profecias levara o seu povo a se distanciar do Senhor, corrompendo-se após outros deuses.
Assim procedendo, o povo entrou num terrível estado de corrupção e por isso o Senhor chama o profeta Isaias, já no capitulo 6, para dizer-lhe que, “quer o povo ouça, quer deixe de ouvir”, o Senhor continuaria lhes enviando a Sua palavra de conselho, de ensino, e de correção.
A mensagem do profeta Isaias
O nome Isaias significa: O Senhor é Salvação. O profeta Isaias viveu entre os anos 765 c. C. a 681 a. C. e profetizou durante os governos dos reis de Judá: Uzias, Jotão, Acaz e Ezequias. E foi “no ano em que morreu o rei Uzias”, é que se deu o seu chamado por Deus, já no capitulo 6. Nesse ano o profeta Isaias pode dizer: “eu vi ao senhor”.
Isaias quem profetizou a respeito do ministério do Senhor Jesus, desde o seu nascimento, no capitulo 9, verso 6, até a sua morte e ressurreição, no capítulo 53. Profetizou também sobre o advento do Messias, mencionando principalmente os acontecimentos finais, nos capítulos 58 a 66 que falam do triunfo, da prosperidade e da gloria do reino restabelecido sob o governo do Messias. Por esta razão, Isaias passou a ser chamado pelos estudiosos da Palavra de o profeta messiânico.
A mensagem de encorajamento
Naqueles dias tão difíceis sob a invasão da Assíria, Isaias passou a buscar ao Senhor, pedindo que o Senhor apressasse o livramento