Isabella Nardoni
(Caso Isabella Nardoni)
Segundo Emile Durkheim, a fator chave que determina o comportamento de toda uma sociedade é a chamada consciência coletiva. Por meio dela, uma sociedade inteira pode se mobilizar e ganhar força revolucionária para mudar alguma situação vigente indesejada.
Transportando essa ideia para o campo do Direito, Durkheim afirma que um ato criminoso é todo aquele que ofende a consciência coletiva da população, é quando um crime ofende sentimentos que, para um mesmo tipo social, se encontram em todas as consciências sãs.
Seguindo essa ideia, é por esse motivo que alguns crimes ganham tamanha repercussão, sendo, inclusive, noticiados na mídia durante muitos dias. Geralmente, casos de estupro e crimes contra crianças são os que mais ofendem a consciência coletiva da população, como, por exemplo, o caso da menina Isabela Nardoni, que levou muitas pessoas à indignação. Um dos casos mais famosos na atualidade de comoção social é o assassinato da criança Isabella Nardoni que por meses teve enfoque principal em todos os veículos da imprensa de nosso país, gerando inúmeros protestos da população.
No caso da morte da criança Isabella Nardoni, em que houve tentativa de asfixia, espancamento e morte, em que os autores do crime foram seu pai Alexandre Nardoni e sua madrasta Anna Carolina Jatobá, o benefício pós-crime que podemos identificar é que devido ao modo como ocorreu o crime e quem foram os autores, o número de denuncias a maus tratos infantis aumentaram, ou seja as pessoas começaram a observar mais como as crianças são tratadas e há não se calar quando acham que há algo errado, talvez, para que não ocorra novos casos como este. O fato social é uma idéia, regra ou conceito que surge como consequencia da educação das pessoas. Assim é uma regra que é ensinada com o passar do tempo e se internaliza na sociedade como um princípio de vontade coletiva, que é respeitado se não por todos mas pela grande maioria.
Quanto