Irrigação no nordeste
Irrigação
Irrigação no Nordeste
O nordeste em comparação com as outras regiões brasileiras tem a segunda maior população, o terceiro maior território. Em função de suas diferentes características físicas, a região é dividida em quatro sub-regiões: meio-norte, sertão, agreste e zona da mata. É a região brasileira que possui o maior número de estados.
Clima
A Região Nordeste é conhecida por seus dias sempre ensolarados e clima ameno, mantém temperatura média entre 20° e 28° C. Existem alguns locais da região em que as temperaturas médias chegam a ser inferiores a 20°C, que são na Chapada Diamantina e no Planalto da Borborema. O índice de precipitação anual varia entre 300 à 2.000mm. O município de Cabaceiras na Paraíba, tem média de menos de 300mm de precipitação por ano, sendo considerada por conta disso a cidade mais seca do Brasil. Existem quatro tipos de clima na Região Nordeste:
• Equatorial úmido: presente em uma pequena parte do Maranhão, na divisa com o Piauí;
• Litorâneo úmido: vai do litoral da Bahia até o Rio Grande do Norte;
• Tropical: está presente nos estados da Bahia, Maranhão Ceará e Piauí;
• Tropical semi-árido: todo o sertão nordestino;
Hidrografia
Apesar de estar com 72,24% de seu território dentro do Polígono da Seca (municípios sujeitos a repetidas crises de prolongamento das estiagens e, consequentemente, objeto de especiais providências do setor público), a Região Nordeste possui cinco bacias hidrográficas:
• Bacia do São Francisco: formada pelo rio São Francisco e seus afluentes é a mais importante da região. Possui quatro hidrelétricas: Três Marias, Sobradinho, Paulo Afonso e Xingó. Faz a divisa natural dos estados da Bahia com Pernambuco e de Sergipe com Alagoas;
• Bacia do Parnaíba: com 344.112km² é a segunda mais importante, drena boa parte do Piauí, parte do Maranhão e Ceará;
• Bacia do Atlântico Nordeste Oriental: abrange os estados do Ceará, Rio