Irmãos Campanas
A visita da turma de técnico em vestuário do Instituto Federal Brasília (IFB) à exposição Anticorpos, 1989 - 2010, dos Irmãos Campana foi realizada no dia vinte e um de setembro de dois mil e onze, em horário agendado, às 10h da manhã, no Centro Cultural Banco do Brasil – CCBB. Foi organizada pelas docentes Camila Fonseca, Elaine Caldeira, Moema Carvalho; mediação feita pela Camila Ligabue e curadoria de Mathias Schwartz – Clauss e Vitra Design Museum. A amostra marca a trajetória de vida no design dos irmãos Campanas, apresentada em sete temáticas que apresentam formas, matérias e desconstrução da forma em que vemos determinado objeto. Apresentando novas funcionalidades e despertando diversas visões para ele.
O objetivo do trabalho foi dar uma maior visão e enriquecer o nosso processo de criação na área em que atuamos – vestuário- e tudo o que possa fazer parte desse universo como, acessórios, por exemplo. Explorando fontes, cores e formas.
O relatório é dividido em apresentação da instituição, descrição do local visitado, descrição de cada local visitado em relação ao seu funcionamento, relação da visita proposta com o nosso curso e considerações finais.
2. DESENVOLVIMENTO:
Nesta seção abordaremos a apresentação da instituição, descrição do local visitado, descrição de cada local visitado em relação ao seu funcionamento, relação da visita proposta com o curso.
2.1 APRESENTAÇÃO DA INSTITUIÇÃO:
O CCBB-DF (Centro cultural Banco do Brasil) é uma instituição apoiada pelo Banco do Brasil em diversas áreas da cultura. Inaugurado em 12 de outubro de 2000, é um projeto de Oscar Niemeyer de 1993 – a princípio com o objetivo de treinar os funcionários do banco - é diferente das unidades de RJ, SP e BH, pois seu prédio é de arquitetura moderna, enquanto os demais ocupam edifícios históricos. Localizado no Setor de Clubes Sul - SCES, Trecho 02, conjunto 22, Brasília (DF), próximo a ponte JK é voltado para viabilizar o acesso