Irmãos campana
O irmãos brasileiros que elevaram a categoria de Design-Arte á um nível de expressão universal.
FERNANDO CAMPANA
Nascido em 19 de Maio 1961, Brotas, São Paulo. De 1979 a 1984, fez bacharelado em Arquitetura pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo.
Em 1983 - Assistência na montagem e monitoria de visitantes na XVII Bienal Internacional de Artes de São Paulo.
No ano de 1998, foi professor da FAAP (Fundação Armando Alvares Penteado), Curso de Desenho Industrial.
De 1999 a 2000, foi professor da MUBE ( Museu Brasileiro de Escultura).
HUMBERTO CAMPANA
Nascido em 17 de Março de 1953, Rio Claro, São Paulo. Fez bacharelado em Direito pela Universidade de São Paulo, de 1972 a 1977.
Em 1998 foi professor da FAAP (Fundação Armando Alvares Penteado), Curso de Desenho Industrial.
De 1999 a 2000 trabalhou como professor do MUBE (Museu Brasileiro de Escultura).
Os Irmãos Campana fazem sucesso pelo mundo com suas criações. Inovadores e ousados, os irmãos Campana são uma dupla que valoriza a criação com materiais ditos “inesperados”.
“Nas favelas se faz colchões e acolchoados com todo tipo de pedaço de tecido. A gente começou com isso e pensamos em sushi. Diferentes texturas enroladas todas juntas” – comenta a dupla, no blog Arte para o coração , ao descrever a série de móveis Sushi, cuja base é feita em ferro, mas todo o restante da estrutura é feita com faixas de feltro e de variados tecidos. Poltrona Sushi.
Sofá e cadeiras Sushi.
Em dez anos de carreira, os irmãos Campana seduziram a indústria italiana de design, sobretudo a de Milão, onde estrearam com uma luminária batizada de Estela, nome do tecido emborrachado com o qual a peça é feita - material que os italianos até hoje importam do Brasil, para depois revender por aqui o produto final a preços pouco simpáticos. Em 1998, Fernando e Humberto ganharam uma retrospectiva no Museu de Arte Moderna de Nova York (MoMA), graças ao convite da curadora de Design e Arquitetura