Iridologia
Este trabalho centra-se na coleta de dados, tem como objetivo principal abordar sobre a Iridologia, ciência utilizada para estudar a íris, cujo objetivo é buscar diagnósticos e alterações que refletem doenças específicas em órgãos, e revelar padrões comportamentais de cada pessoa, através do método Rayid. Segundo os estudos realizados a íris reflete fielmente toda a constituição, fragilidade e disfunções do organismo, sejam elas genéticas ou adquiridas.
2. IRIDOLOGIA
A iridologia é uma forma de terapia alternativa na qual a análise de padrões, cores e outras características da íris permite o diagnóstico das condições gerais de saúde e de doenças baseada na suposição de que alterações na íris refletem doenças específicas em órgãos. Representadas por raios, desenhos, pontos, buracos ou mudanças de cores, revelando, assim, estados físicos e emocionais. Segundo Manuel Lazaeta Acharan a iridologia é uma ciência que tem por objetivo o estudo da íris, para descobrir nelas as características orgânicas de uma pessoa. Os praticantes dessa técnica utilizam-se de "mapas de íris" que divide a íris em zonas que estão relacionadas a porções específicas do corpo humano.
[pic]
Na íris encontramos os terminais nervosos do corpo, nela estão milhares de filamentos nervosos microscópicos. Eles recebem mensagens virtualmente de todos os nervos do corpo por via de concessões aos nervos óticos, tálamo e cordão espinhal. Também microscópicas fibras musculares e finíssimos vasos sanguíneos duplicam as alterações teciduais simultaneamente com os órgãos refletidamente associados. Deste modo, pelo exame das marcas descoloramentos, texturas e outras manifestações da íris, o iridológo está apto a analisar o grau de sanidade de todos os constituintes do corpo humano. Qualquer alteração aparece um sinal na área correspondente. Com a leitura da íris, percebe-se como os órgãos estão interligados, sendo que a doença de um pode afetar o outro.