iRANDE ANALISE DE TEXTO
Componentes: Thiago Groundon Kaique Andrade
IRANDÊ ANTUNES
Doutora em linguística pela Universidade de Lisboa, com tese intitulada Aspectos da coesão do texto - uma análise em editoriais jornalísticos.
Mestra em linguística pela Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente, é professora de linguística na Universidade Estadual do Ceará, depois de ter-se aposentado como professora da Universidade Federal de Pernambuco.
Suas Obras Aspectos da coesão do texto (1966);
Aula de português - encontro & interação (2003);
Lutar com palavras - coesão e coerência (2005);
Muito além da gramática - por um ensino de línguas sem pedras no caminho (2007);
Língua, texto e ensino - outra escola possível (2009);
Análise de textos - fundamentos e práticas.
Por que analisar textos?
“É consensual, no âmbito da linguística de texto, o princípio de que muitos fatos da língua, sobretudo aqueles relativos a seu funcionamento, não cabem nos limites da frase.”
Texto
“O conjunto de textos possíveis numa língua é praticamente imprevisível, dada a sempre imensa heterogeneidade de contextos e de funções que, em cada instância, podem provocar o surgimento do “novo” e do “inusitado”, apesar dos esquemas de coerção a que a interação verbal não pode fugir de todo. É por isso que, em se tratando de texto é mais acertado falar em “regularidades” do que em “regras”.
O que é que se faz quando se analisa um texto?
“Analisar textos é procurar descobrir, entre outros pontos, seu esquema de composição; sua orientação temática, seu propósito comunicativo; é procurar identificar suas partes constituintes; as funções pretendidas para cada uma delas, as relações que guardam entre si e com elementos da situação, os efeitos de sentido decorrentes de escolhas lexicais e de recursos sintáticos. É procurar descobrir o conjunto de suas regularidades, daquilo que costuma ocorrer na sua produção e circulação, apesar da