iracema
O AUTOR
O cearense José Martiniano de Alencar (1829-1877) é hoje uma das figuras de maior prestígio do Romantismo brasileiro. Depois de passar a primeira parte da infância na sua terra natal, foi estudar no Rio de Janeiro e posteriormente formou-se em direito na cidade de São Paulo (1950). Em 1951, fixou residência no Rio de Janeiro, exercendo advocacia e militando na imprensa. Data daí o início da sua fase de mais intensa produção seja na crítica literária, na produção romanesca, no teatro, como na crítica política e na atuação parlamentar, tendo em vista que foi deputado do Ceará em quatro legislaturas, além de ter assumido outros cargos de governo. Em sua vasta e variada obra, destacam-se os romances urbanos: A viuvinha (1860), Lucíola (1862), Senhora (1875); os romances indianistas: O Guarani (1857), Iracema (1865), Ubirajara (1874); e os romances regionalistas: O Gaúcho (1870), O Sertanejo (1876). Para o teatro escreveu as peças Verso e reverso (1857), O demônio familiar (1857), entre outras. ido". [Imagem: NASA]
Água supercrítica
Apagar fogo com água parece bem trivial.
Já um tipo de água que faz o contrário, iniciando uma combustão, é bem menos comum.
Mas é justamente com essa água, que ajuda a fazer fogo, que os astronautas da Estação Espacial Internacional estão trabalhando.
"Nós a chamamos de 'água supercrítica'," explica Mike Hicks, do Centro de Pesquisa Glenn, da NASA. "E ela tem algumas propriedades interessantes."
A água se torna supercrítica quando é comprimida a uma pressão de 217 atmosferas e aquecida acima de 373º C.
Acima desse ponto crítico, as moléculas de H2O se transformam em algo que não é nem sólido, nem líquido e nem gás. É algo melhor descrito como um "gás tipo líquido".
Nesse estado, a água pode se tornar extremamente corrosiva, a ponto de escavar sulcos em diamantes.
Bem domada, contudo, ela pode fazer trabalhos muito úteis.
Combustão sem chamas
"Quando a