Iracema
Descrição dos Personagens Principais:
MARTIM – guerreiro branco que representa o colonizador europeu. Era amigo dos pitiguaras, habitantes do litoral, adversários dos Tabajaras. Os pitiguaras lhe deram o nome de Coatiabo.
IRACEMA – “virgem dos lábios de mel”, jovem índia tabajara que guarda o segredo da jurema, uma planta alucinógena.
POTI – guerreiro pitiguara, amigo de Martim.
ARAQUÉM – pai de Iracema e pajé da tribo tabajara.
CAUBI – valoroso guerreiro tabajara, irmão de Iracema.
IRAPUÃ – chefe dos tabajaras e inimigo de Martim, nutria uma paixão por Iracema.
ANDIRA – velho guerreiro, irmão de Araquém.
CAJAÚNA – chefe dos pitiguaras.
MOACIR – filho de Martim e Iracema, seu nome significa “filho da dor”.
Características da obra:
Iracema é um romance da literatura romântica brasileira publicado em 1865 e escrito por José de Alencar, fazendo parte da trilogia indianista do autor. Os outros dois romances pertencentes à trilogia são O guarani e Ubirajara. Para José de Alencar, como explicita o subtítulo de seu romance, Iracema é uma "Lenda do Ceará".
É também, segundo diferentes críticos e historiadores, um poema em prosa, um romance poemático, um exemplo de prosa poética, um romance histórico-indianista, uma narrativa épico-lírica ou mito poético. Cada uma dessas definições põe em relevo um aspecto da obra e nenhuma a esgota: a lenda, a narrativa, a poesia, o heroísmo, o lirismo, a história, o mito.
Definição do herói:
Iracema possui um típico herói romântico: o europeu Martim, que mistura sentimentos e valores nobres, como amor e honra. Além disso, a heroína é a índia Iracema, “que coloca o amor acima de todas as coisas”, afirma Couto.
Iracema e Pocahontas:
O livro de Iracema conta a história de um guerreiro branco que se apaixona por uma índia tabajara. No filme Pocahontas a personagem principal também é uma índia e se apaixona pelo Capitão da marinha John