IQA - Índice de Qualidade das Águas
Análise da água
Índice de Qualidade das Águas - IGA
O Índice de Qualidade das Águas foi criado em 1970, nos Estados Unidos. A partir de 1975 começou a ser utilizado pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo - CETESB. Nos anos seguintes, outros estados brasileiros adotaram o IQA, que hoje é o principal índice de qualidade da água utilizado no país. O IQA foi desenvolvido para avaliar a qualidade da água bruta visando seu uso para o abastecimento público, após tratamento. Os parâmetros utilizados no cálculo do IQA são em sua maioria indicadores de contaminação causada pelo lançamento de esgotos domésticos. A avaliação da qualidade da água obtida pelo IQA apresenta limitações, já que este índice não analisa vários parâmetros importantes para o abastecimento público, tais como substâncias tóxicas, como metais pesados, pesticidas etc. O IQA é composto por nove parâmetros e utiliza a forma e tabela abaixo para seu calculo e comparação, respectivamente.
Figura 1: Formula para calculo do IQA
Faixas de IQA utilizadas nos seguintes Estados: AL, MG, MT, PR, RJ, RN, RSFaixas de IQA utilizadas nos seguinte Estados: BA, CE, ES, GO, MS, PB, PE, SP Avaliação da Qualidade da Água
91-100 80-100 Ótima
71-90 52-79 Boa
51-70 37-51 Razoável
26-50 20-36 Ruim
0-25 0-19 Péssima
Tabela 1: Faixas de IQA utilizadas nos estados brasileiros
Parâmetros de qualidade da água
Temperatura
A temperatura é uma das características mais importantes da água, pois afeta as características físicas e químicas da mesma, como por exemplo, a solubilidade dos gases e densidade. A velocidade das reações químicas na água duplica a cada 10°C de aumento. A temperatura também controla a concentração máxima de oxigênio dissolvido na água. Atividades que influenciam: Usinas termoelétricas a carvão, nucleares, barragens etc.
Produto Hidrogeniônico - pHO pH expressa o grau de acidez ou