Ipv6
INSTITUTO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DE BRASÍLIA - IESB
CAMPOS LILIANE BARBOSA
SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO
Gilvaneth Araújo Vasconcelos
Ipv6
BRASÍLIA 2012
Gilvaneth Araújo Vasconcelos
Ipv6
Curso: Tecnologia em Segurança da informação
Período: 1º semestre
Disciplina: Fundamentos de Redes de Computadores
Professor: Carlos Henrique Bacellar Bon
Aluna: Gilvaneth Araújo Vasconcelos
BRASÍLIA-DF 2012
Sumário 1 – Introdução. 4 2 - O que é IPv6? 5 3 - Tipos de endereços IPv6 5 4 - O que muda com IPv6? 7 5 – Conclusão 8 6 - Referências bibliográficas: 9
1 – Introdução.
Ao longo dos tempos os métodos de acesso internet evoluíram, dando mais opções de todo e qualquer tipo de público pudesse entrar na rede e de qualquer lugar ou distância, aqui vamos abranger grande parte dos métodos de acesso banda larga suas vantagens, desvantagens, explicando cada uma delas e a maneira que são aplicadas.
2 - O que é IPv6?
IPv6 é abreviação de Internet Protocol version 6, em português, Protocolo Internet versão 6. O Protocolo Internet, ou IP, foi criado para permitir a comunicação entre diferentes redes de computadores e hoje, em sua versão 4, é a base da Internet.
O IPv6 é o sucessor do IPv4. Ele foi desenvolvido ao longo da última década com essa finalidade. Hoje ele é um protocolo maduro, com várias vantagens em relação ao IPv4, e suportado pelos principais equipamentos e programas de computador. Sua implantação na Internet já está em andamento, e deve ser acelerada nos próximos anos, para quando prevê-se o esgotamento dos endereços IPv4. Prevê-se que ambos, IPv4 e IPv6, funcionem lado a lado na Internet por muitos anos. Mas, a longo prazo, o IPv6 substituirá o IPv4.
Se compararmos o endereço IP com o endereço de uma casa, com a adoção do IPv6 será como se todas as casas ganhassem um número novo, mas diferente do antigo. Por exemplo, que fosse, ao invés de um número simples, um código baseado em números e letras.