Ipv6
A camada de rede fornece serviços à camada de transporte. Ela pode se basear em circuitos virtuais ou datagramas. Em ambos os casos, sua principal tarefa é rotear pacotes da origem até o destino. Nas sub-redes de circuitos virtuais, uma decisão de roteamento é tomada quando o circuito virtual é configurado. Nas sub-redes de datagramas, essa decisão é tomada em todos os pacotes.
Muitos algoritmos de roteamento são usados nas redes de computadores. Os algoritmos dinâmicos incluem o roteamento com vetor de distância e o roteamento de estado de enlace. A maioria das redes reais utiliza um desses algoritmos. Outros assuntos importante s relacionados ao roteamento são o roteamento hierárquico, o roteamento de hosts móveis, o roteamento por difusão, o roteamento por multidifusão e o roteamento em redes não hierárquicas.
As sub-redes podem se tornar congestionadas, aumentando o retardo e reduzindo o throughput dos pacotes. Os projetistas de rede tentam evitar o congestionamento através de um projeto adequado. Os pacotes reguladores podem ser enviados de volta, a carga pode ser escoada e outros métodos podem ser aplicados.
Os métodos que podem ser usados para isso incluem o armazenamento em buffers no cliente, a moldagem do tráfego, a reserva de recursos e o controle de admissão. As redes apresentam diferenças em vários aspectos; portanto, podem ocorrer problemas quando várias redes estão conectadas. Às vezes, os problemas podem ser superados efetuando-se o tunneling quando um pacote passa por uma rede hostil mas, se as redes de origem e de destino forem diferentes, essa estratégia não funcionará. Quando diferentes redes tiverem diferentes tamanhos máximos de pacotes, será possível recorrer à sua fragmentação.
A Internet tem uma rica variedade de protocolos relacionados à camada de rede. Entre eles, encontram-se o protocolo de transporte de dados, o IP, os protocolos de controle ICMP, ARP e RARP, e os protocolos de roteamento OSPF e BGP. A Internet está