Ipv4 mobile
Marcos Daniel de Moura, Pedro Cristiano Becker
Sociedade Educacional Três de Maio – (SETREM) - Três de Maio – RS marcosmoura_tm@hotmail.com, beckerpedroc@gmail.com
Resumo. Este artigo apresenta um estudo sobre os protocolos MIPv4 e MIPv6, para dispositivos móveis, e a sua relação com a disponibilidade de endereços. O protocolo MIPv4 se origina do IPv4 das redes tradicionais, herdando deste também o problema de disponibilidade de endereços. Surgiu assim o protocolo MIPv6 com o objetivo de erradicar esse problema. O objetivo deste estudo foi o de traçar uma linha comparativa levando em consideração o funcionamento de ambas as tecnologias.
Abstract. This paper presents a study about MIPv4 and MIPv6, protocols for mobile devices, and their relationship with the availability of addresses. The MIPv4 protocol originates from IPv4 of the traditional networks, inheriting this also the problem of availability of addresses. Thus the Protocol arose with the aim of eradicating MIPv6 this problem. The objective of this study was to draw a line by considering comparative the functioning of both technologies.
1 Introdução
Ao longo do tempo se acompanha a constante evolução das tecnologias e dos protocolos de comunicação. Nos primórdios da era digital não existiam as redes de computadores, mas sim grandes computadores isolados responsáveis por todo o processamento de informações dentro de uma organização. Com o passar do tempo se observou que foram criados computadores menores, conhecidos também como terminais burros. Estes dispositivos eram conectados a um grande servidor e rodavam como periféricos, processando todas as informações em um mesmo local. Sua vantagem em relação aos mainframes é que podiam ser operados por mais pessoas ao mesmo tempo.
Esta realidade persistiu por varias décadas, sendo que no final da década de 80 surgiu uma nova realidade, os PC (Personal Computer). Estes equipamentos possuíam uma