IPT Aula 1 - Unip
1o SEMESTRE – 2014
AULA 01 Prof.a Flávia Dias Conscientização da importância da leitura como fonte de conhecimento e participação na sociedade 1. O que é leitura?
A palavra ler tem muitos sentidos. O Dicionário Houaiss da língua portuguesa apresenta, entre outros, os seguintes:
a) percorrer com a vista (texto, palavra), interpretando-o por uma relação estabelecida entre as sequências dos sinais gráficos escritos e os sinais linguísticos próprios de uma língua natural (fonemas, palavras, indicações gramaticais);
b) ter acesso a textos, obras através de sistema de escrita, valendo-se de outro sentido que não o da visão;
c) interpretar, compreender;
d) atribuir sentido; perceber, adivinhar, deduzir, prever, presumir.
Como se vê, ler é uma atividade bem mais complexa do que parece. Se, por um lado, pode consistir em simplesmente decodificar sinais, por outro pode incluir também interpretar, decifrar o que está além do literal.
A linguagem é um poderoso instrumento de expressão, de interação e comunhão entre as pessoas. Assim como a linguagem pode ser oral e escrita, a leitura vai além do universo da palavra escrita. Podemos fazer a leitura de um texto produzido em linguagem escrita, como a de um artigo de opinião; em linguagem oral, como a de um debate regrado público; em linguagem mista, como a de um filme ou uma história em quadrinhos; em linguagem pictórica, como a de uma pintura; e assim por diante.
Ler bem, ou ser um leitor competente, não é apenas compreender o que está dito, mas compreender também o não dito, as entrelinhas, o implícito do texto.
2. Leitor competente e leitor crítico
O leitor crítico é aquele que, diante de qualquer texto, verbal e não verbal, coloca-se numa postura ativa, de análise, de resposta ao texto lido. Ele não só analisa o texto, mas também os demais elementos da situação de produção: quem fala, para quem fala, em qual contexto e momento histórico, em que meio ou