Ipsas 18 – relato por segmentos
Disciplina: Contabilidade Pública I
Mirandela
Abril 2012
Índice
Introdução 3
IPSAS 3
Principais Pontos das IPSAS 3 IPSAS 18 4
Relato por Segmentos 4
Objectivo 4
Definição de um Segmento 5
Estruturas de Relato 5
Segmentos de Serviços e Segmentos Geográficos 5 Segmento de Serviços 5 Segmentos Geográficos 6
Definições 6 Rédito do segmento 6 Gastos do Segmento 6 Ativos do Segmento 7 Passivos do Segmento 7
Políticas Contabilísticas de Segmento 7
Ativos Conjuntos 7
Segmentos Identificados pela Primeira Vez 8
Divulgação 8 Bibliografia 9
Introdução
IPSAS
IPSAS (International Public Sector Accounting Standards) significa Normas Internacionais de Contabilidade do Setor Público.
Há uma tendência para normalizar, a nível mundial, a contabilidade do sector público. O International Public Sector Accounting Standard Board (IPSASB), órgão nomeado pelo IFAC (Internationall Federation of Accountants), tem emitido normas internacionais para o efeito. Ao nível da União Europeia há diligências no sentido de os países membros virem a incorporar na sua contabilidade o conteúdo de tais normas.
As normas internacionais de contabilidade pública, as IPSAS tem como objectivo melhorar a qualidade do reporte financeiro das entidades pertencentes ao sector público, levando a que estas prestem uma informação mais transparente e fiável. Tal informação proporciona uma melhor afectação dos recursos, e disponibiliza informação para um melhor processo de tomada de decisão.
No limite, um mundo onde todos usem as mesmas regras contabilísticas para o sector público permitirá eliminar muitas das distorções que existem na análise das políticas públicas, e permitirá com maior fiabilidade comparar e avaliar as políticas financeiras levadas a cabo por cada governo.
Joaquim Miranda Sarmento, 2010
A nível nacional existe a Comissão de Normalização Contabilística da Administração Pública (CNCAP) como órgão