IPMVP
A "Medição e Verificação" (M&V) é um processo que assenta na utilização de medidas para determinar de um modo seguro a poupança real criada dentro de uma instalação individual por um programa de gestão energética, sendo parte integral do protocolo (IPMVP). Como a poupança não pode ser medida pois representa a ausência de consumo não podendo ser representada por si só, esta é determinada comparando o consumo medido anteriormente com o consumo depois de aplicadas as medidas de gestão, fazendo ajustes adequados tendo em conta alterações que vão surgindo ao longo da aplicação.
A aplicação de M&V resume-se a algumas ou todas as seguintes ações:
A instalação e calibração de contadores bem como a sua manutenção.
Recolha e posterior tratamento dos dados obtidos.
Desenvolvimento de um método de cálculo e estimativas dentro de parâmetros aceitáveis.
Realização dos cálculos com os dados obtidos.
Garantir a qualidade e reportar resultados para a sua verificação por terceiros.
No caso da não existência de duvidas acerca dos resultados de um projeto, ou não existir necessidade de provar os resultados a uma outra parte, a M&V pode não ser necessária. No entanto é necessário verificar se o equipamento que foi instalado é capaz de reproduzir a poupança prevista para que foi projetado e para tal é necessária uma constante inspeção e manutenção desse equipamento. Todavia, essa verificação do potencial para gerar essa poupança não pode ser confundida com a M&V pois, como não são necessárias medidas de energia no local, essa verificação não adere ao IPMVP.
Objetivos de M&V: As diferentes técnicas associadas à M&D podem ser seguidas tanto pelos proprietários da instalação ou pelos investidores do projeto de eficiência energética para alcançar os objetivos seguintes: Aumentar a poupança energética:
A exata determinação da poupança de energia efetuada fornece aos proprietários e gestores da instalação preciosa informação no que toca