IPHAN
Palavras-chave
IPHAN; Instituição; Patrimônio.
O Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) é uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Cultura, responsável por preservar os diferentes elementos que compõem a sociedade brasileira. Tendo como missão promover e coordenar o processo de preservação do Patrimônio Cultural Brasileiro para fortalecer identidades, garantir o direito à memória e contribuir para o desenvolvimento socioeconômico do Brasil, a responsabilidade do IPHAN implica em preservar, divulgar e fiscalizar os bens culturais brasileiros, bem como assegurar a permanência e usufruto desses bens para a atual e as futuras gerações.
A criação do IPHAN, ao final dos anos 30, foi confiada a intelectuais e artistas brasileiros vinculados ao movimento modernista. A semana de Arte Moderna de 1922 traz à cena cultural novos valores e concepções estéticas e culturais. O resgate de um Brasil de feição mestiça e apartado dos padrões europeus inicia uma nova síntese cultural que procura abarcar as múltiplas faces da brasilidade, para produzir uma cultura e arte genuinamente nacional. Promove-se uma notável ressignificação da herança cultural, valorizando-a e estabelecendo um dialogo com a modernidade e com as manifestações e referências populares. Trata-se de reinventar o País, a partir da valorização de um passado até então desprezado.
Dentro deste novo cenário, técnicos foram preparados e tombamentos, restaurações e revitalizações foram realizadas, assegurando a permanência da maior parte do acervo arquitetônico e urbanístico brasileiro, assim como do acervo documental e etnográfico, das obras de arte integradas e dos bens móveis. As próximas etapas consistiram na proteção dos acidentes geográficos notáveis e paisagens agenciadas pelo homem e na salvaguarda dos bens culturais de natureza imaterial.
A iniciativa obedece a um princípio conceitual presente