IPD -Introdução ao Processamento de Dados
A Informática está no nosso dia a dia: No supermercado, no banco, no escritório, na escola.
Não dá mais para viver sem ela. Na vida profissional, o conhecimento da Informática está ficando tão importante que podemos falar em um novo tipo de analfabetismo, o Digital.
INFORMÁTICA - É Ciência que estuda o tratamento automático da informação.
COMPUTADOR – Equipamento Eletrônico capaz de ordenar, calcular, testar, pesquisar e editar informações de acordo com instruções estabelecidas.
USUÁRIOS E PROFISSIONAIS
Uma das primeiras coisas que você precisa entender é a diferença entre usuário e profissional de Informática. O usuário é aquele que usa o computador como uma ferramenta para ser mais produtivo no trabalho, nos estudos, ou no seu dia a dia. Profissionais são usuários mais avançados, pois, Detém um conhecimento muito mais apurado dos Softwares e Hardware.
CONCEITOS BÁSICOS
Hardware – Se refere à parte física do computador. Tudo o que se pode tocar é chamado de hardware, por exemplo, o monitor, o mouse, o teclado, etc.
Software – Refere-se à parte lógica do computador, compreende os programas que fazem o computador funcionar, no popular hardware é o que você chuta, software é o que você xinga.
Os Componentes Básicos do Sistema de Computação
CPU, PERIFÉRICOS E MEMÓRIA
O computador é composto apenas pela CPU, enquanto o monitor, o teclado e o mouse são chamados de periféricos. Todos componentes que não estão dentro do gabinete são chamados de periféricos.
- CPU (Unidade Central de Processamento) é o cérebro do computador, É a CPU que comanda todas as funções do computador.
PERIFÉRICOS – São aparelhos ou placas que enviam ou recebem informações do computador
Periféricos de Entrada - Teclado, mouse, drive de CD / DVD-ROM, scanner (de mão, de Mesa, de Página), microfone, joystick, câmera filmadora, câmera digital, tela sensível ao toque, mesa gráfica e caneta ótica.
Periféricos de