IPCA
GESTÃO DE NEGÓCIOS INTERNACIONAIS
REGULAÇÃO DO COMÉRCIOMINTERNACIONAL E IMPOSTOS NOS NEGÓCIOS: OS ACORDOS DE DEFESAS COMERCIAIS SOBRE DUMPING, SUBISÍDIOS E SALVAGUARDAS.
PROF: DENNIS GEREVINI PEREIRA
ALUNO: EDVALDO BARROS DA SILVA JUNIOR
R A: 4440916843 5 ADM B
GATT ( Acordo geral de Tarifas e Comércio 1947)
Foi criada com o objetivo de reduzir tarifas aplicadas por líderes de EUA e Inglaterra no pós Guerra, e aos demais países do mundo, para estabelecer regras comerciais entre elas a fim de diminuir as injustiças nas negociações entre os países, isso por 47 anos.
OMC em 1994- veio através do GATT, é o órgão que controla as negociações comerciais e internacionais, e soluciona os problemas ocasionados pelas práticas injustas praticadas pelos países. Geralmente o que acontece é o DUMPING.
DUMPING- quando um produto é vendido pelo valor bem mais baixo do que o mercado avalia, visando assim prejudicar os fabricantes de produtos similares, e assim quebrar a concorrência local, fazendo o superfaturamento dos produtos.
BARREIRAS TARIFÁRIAS- impostos ou taxas colocadas nos produtos, para que o as mesmo fique mais caro que o nacional, protegendo as empresas da concorrência.
BARREIRAS NÃO TARIFÁRIAS- restrições a entrada de produtos importados que não são aplicados na forma de tarifa ou impostos, mas provocam o mesmo efeito, ou até maior, como requisitos de barreiras são:
Barreiras técnicas, sanitárias, ambientais, quotas, certificações universais de qualidade.
SUBSÍDIOS- são ajudas concedidas pelos governos, com objetivo de diminuir o custo do produto fabricado, trazendo assim uma competitividade leal no mercado nacional e internacional, isenções fiscais geralmente é o mais usado:
A Empresa se instala na cidade trazendo empregos diretos e indiretos aquecendo a economia da cidade e cidades vizinhas, com isso o governo e prefeituras concede isenção de impostos por anos.