IPC-sistema operacionais
Professor: Henrique cunha.
Disciplina: Sistema Operacional.
Lista 2.
1- Em SO tradicionais, cada processo tem um único fluxo de execução (o que define uma thread), a unidade de processamento concorrente destinada para ser executada sob as condições de desempenho de um processador da época. Com o surgimento de processadores de mais alto desempenho, uma nova unidade de processamento concorrente pôde ser definida dentro do próprio processo, materializando novas unidades de fluxo de execução e assim pode-se ter múltiplos fluxos de execução (múltiplas threads) num mesmo processo.
2-a) Dois ou mais processos estão lendo ou escrevendo algum dado compartilhado e cujo resultado depende de quem executa precisamente e quando a executa, Dois processos querem acessar a memória compartilhada ao mesmo tempo..ex : spool de impressão.
b) É a parte do código do programa onde é feito o acesso ao recurso compartilhado é denominada região crítica.
c) modo de assegurar que outros processos sejam impedidos de usar uma variável ou um arquivo compartilhado que já estiver em uso por um processo .ex : Desabilitando interrupções, Variáveis do tipo trava (lock), Chaveamento obrigatório, Solução de Peterson, Instrução TSL
d)compartilhamento de recurso são vários processos usando o mesmo recurso , isso pode gerar problemas entre os processos e ocasionar situações indesejáveis , para evitar isso , os processos são sincronizados ex: Processo gravador –processor leitor- dado(buffer).
3) prioridade definida ; internamente :usa alguma quantidade mensurável para computar a prioridade(dinâmica) Ex: memoria ,aq. abertos ,razão i\o por cpu usada .Externamente :importância do processo , departamento de origem ,fatores políticos , hierarquia (estática).
Problema Processos >starvation-processo de baixa prioridade podem ficar indefinidamente no estado de pronto.
4)Desabilitando interrupções : Consiste em desabilitar as interrupções de cada processo logo após o seu