iOS O.S
Lançado em: 29 de junho de 2007
Núcleo: Híbrido
O iOS é o sistema operacional para mobile da Apple, derivado do Mac OS X. Lançado primeiramente para iPhone, o sistema também é compatível com outros aparelhos da empresa, como iPod, iPad, iPod Touch e Apple TV. Desde sua criação, mais de 550 mil aplicativos foram desenvolvidos até março de 2012. O iOS é utilizado por cerca de 16% dos usuários de smartphone, ficando atrás do Android e do Symbian. A Apple não permite que o iOS seja executado em hardware de terceiros. A interface do usuário do iOS é baseado no conceito de manipulação direta, utilizando gestos em multi-toque. Possui nativamente recursos de mapas, notas, agenda de contatos, central de jogos, calendário e assistente de voz, chamada Siri.
O iOS consiste em quatro camadas de abstração: a camada Core OS, a camada Core Services, a camada Mídia, e a camada Cocoa Touch. O sistema operacional usa aproximadamente 960 MB de armazenamento do dispositivo, que varia para cada modelo.
CORE OS
Contém os frameworks e serviços de mais baixo nível, e.g, thread, I/O,
Gerenciamento de memória, etc, que servem de base para construção das demais camadas.
CORE SERVICES
Contém os frameworks que fornecem serviços fundamentais às aplicações e camadas superiores.
MÍDIA
Contém os principais frameworks relacionados a tecnologias de criação e reprodução de áudio e vídeo.
COCOA TOUCH
Contém os principais frameworks para a construção das aplicações.
Define a arquitetura básica de uma aplicação.
HARDWARE E SOFTWARE
Como a Apple faz o hardware e o sistema operacional do iPad, iPhone e iPod touch, tudo é projetado para funcionar em conjunto. Assim, os apps aproveitam ao máximo todos os recursos de hardware como a tela Retina, a interface Multi-Touch, o acelerômetro, o giroscópio com três eixos, processadores gráficos acelerados e muito mais. O FaceTime é um exemplo perfeito disso. Ele usa a câmera frontal e a traseira, a tela, o microfone e a sua conexão