Iodo
Para manter a baixa prevalência dos distúrbios causados pela deficiência de iodo a iodação universal do sal para consumo humano no Brasil deve ser mantida sem exceção.
O efeito da descoberta da vitamina A como recurso para salvar a vida de crianças através da possibilidade de reduzir a taxa de mortalidade e a incidência e severidade das infecções, em especial, as doenças diarréicas e infecções respiratórias agudas, estimulou um interesse global no sentido de produzir conhecimento científico sobre a extensão dos benefícios da suplementação com vitamina A e de outros micronutrientes, e seu significado para a saúde pública.
INTRODUÇÃO: As doenças causadas por deficiências nutricionais impedem que milhares de pessoas tenham saúde e bem-estar: são crianças que não conseguem crescer e se desenvolver de acordo com o esperado. São homens e mulheres que não conseguem repor a energia necessária para lidar com suas responsabilidades.
Os nutrientes são substâncias de vários tipos, presentes nos alimentos, com funções variadas e importantes no organismo.
A falta e o excesso de nutrientes são prejudiciais ao organismo. Uma boa alimentação depende da quantidade e da qualidade dos alimentos.
As carências nutricionais como a deficiência de Vitamina A (hipovitaminose A), de Ferro (anemia ferropriva) e de Iodo (bócio endêmico) são problemas comumente encontrados no Brasil. A anemia e hipovitaminose A são causadas principalmente por uma alimentação monótona, sem alimentos coloridos que são fontes de vitaminas e minerais essenciais ao crescimento e desenvolvimento. O bócio endêmico é causado principalmente pelo não uso do