Iodo-131
O iodo é um halogênio encontrado para consumo humano, principalmente, sob forma KI (iodeto de potássio) como um dos componentes do sal de cozinha. Sendo seu uso indicado em pequenas quantidades e apenas para melhor funcionamento da tireoide, pois os hormônios produzidos por esta glândula são constituídos, também, por iodo.
Características principais O iodo é um sólido negro e lustroso, com leve brilho metálico, que sublima em condições normais formando um gás de coloração violeta e odor irritante. Igual aos demais halogênios forma um grande número de compostos com outros elementos, porém é o menos reativo do grupo, e apresenta certas características metálicas. A falta de iodo causa retardamento nas proclatinas. É pouco solúvel em água, porém dissolve-se facilmente em substâncias orgânicas, como etanol, clorofórmio, CHCl3, em tetracloreto de carbono, CCl4, ou em dissulfeto de carbono, CS2, produzindo soluções de coloração violeta. Em dissolução, na presença de amido dá uma coloração azul. Sua solubilidade em água aumenta se adicionarmos iodeto devido à formação do triodeto, I3-. Pode apresentar vários estados de oxidação: -1, +1, +3, +5, +7.
Aplicações A mais importante da aplicação do iodo é como desinfectante em medicina, de que é exemplo bastante conhecido a tintura de iodo. O iodo e alguns iodetos revelam-se úteis na catálise de certas reações como a desidrogenação do butano e buteno a butadieno, oxidações com o ácido sulfúrico e produção de polímeros. Outras utilizações do iodo e derivados são como meio de contraste em raios X, fotografia, constituinte de óleos de corte para máquinas-ferramentas e matéria-prima nas metalurgias do titânio, silício, zircónio e háfnio.
IODO-131
Dentre os isótopos já conhecidos do iodo, o I-131 (iodo radioativo) é utilizado na medicina de diagnóstico para o tratamento de tumores na tireoide. Pois, esse isótopo libera radiação com características semelhantes às dos raios-x e emite partícula beta, sendo esta última