Invite your friends to play superball!

551 palavras 3 páginas
Resenha

Título: A Economia da Trocas Simbólicas
Subtítulo: Sistemas de Ensino e Sistemas de Pensamento
Autor: Pierre Bourdieu

Na obra o sociólogo francês Pierre Bourdieu apresenta a idéia de uma sociedade que possui como conseqüência do sistema de ensino determinados sistemas de pensamento. Ele mostra que a sociedade criava uma diferenciação social cada vez maior através do ensino. Bourdieu afirma que: “Não obstante, em todos os casos, os esquemas que organizam o pensamento de uma época somente se tornam inteiramente compreensíveis se forem referidos ao sistema escolar, o único capaz de consagrá-los e constituí-los, pelo exercício, como hábitos de pensamentos comuns a toda uma geração.” (Bourdieu, 2007, p.208)

O sistema de ensino se encarrega de transmitir ao aluno a cultura superficial, deixando o aluno sem uma cultura diversificada e verticalizada (em sua essência). O autor explica que: “em uma sociedade onde a transmissão cultural é monopolizada por uma escola, as afinidades subterrâneas que unem as obras humanas (e, ao mesmo tempo, as condutas e pensamentos) encontram seu principio na instituição escolar investida da função de transmitir conscientemente (e também, em certa medida, inconscientemente) o inconsciente, ou melhor, de produzir novos indivíduos dotados deste sistema de esquemas inconscientes (ou profundamente internalizados) que constituem sua cultura.” (Bourdieu, p.211) O autor mostra como o acesso à cultura está relacionado ao nível de educação do indivíduo. Portanto, aquele que possui mais escolaridade acumula mais cultura. Neste sentido, Bourdieu vê o sistema de ensino como reprodutor da estrutura cultural e social, e como o que mantêm as relações entre as classes. Ele apresenta a seguinte afirmação:

“A cultura que ela [a escola] transmite separa os que o recebem do restante da sociedade mediante um conjunto de diferenças sistemáticas: aqueles que possuem como “cultura” (no sentido de etnólogos) a

Relacionados

  • Invite your friends to play superball!
    398 palavras | 2 páginas