Invisibilidade lésbica
INVISIBILIDADE LÉSBICA
Viçosa – MG
Curso de Comunicação Social/Jornalismo da UFV
2011
THAIS FARIA CASTRO
INVISIBILIDADE LÉSBICA
Projeto Experimental do Curso de Comunicação Social/ Jornalismo da Universidade Federal de Viçosa, como requisito parcial para obtenção do título de Bacharel em Jornalismo.
Orientadora: Dra. Soraya Maria Ferreira Vieira
Viçosa – MG
Curso de Comunicação Social/Jornalismo da UFV
2011
Agradeço a todas as mulheres que estiveram presentes neste documentário e fizeram diferença na construção do debate sobre a lesbianidade. Ao apoio e a compreensão do grupo de diversidade sexual Primavera nos Dentes e ao núcleo da Marcha Mundial das Mulheres, que me despertaram para a temática das mulheres e da sexualidade.
Resumo
O presente vídeo-documentário visa retratar o modo como a sociedade vê e se comporta em relação as mulheres lésbicas e bissexuais. Aborda como essas relações afetivas tocam o mundo nas mais diversas áreas do cotidiano. Através de depoimentos, o vídeo coloca também como esse tratamento constrói estigmas na educação, no mercado de trabalho, na saúde, na religião católica, nos direitos civis, no movimento LGBT e na mídia, criando estereótipos e fazendo com que as mulheres que amam outras mulheres tenham que se tornar invisíveis na sociedade. Ao retratar todos esses aspectos, procura-se tangenciar o olhar das próprias lésbicas e bissexuais a respeito das percepções do seu contexto social e quais são as perspectivas de mudança da sociedade.
Palavras – chave: documentário, mulheres, lésbicas, bissexuais, sociedade
Abstract This video documentary aims to portray the way society sees and