Investimento e calculo financeiro pbs tir vpl
Aula 12 – Métodos de Avaliação de Fluxos de Caixa: Payback, TIR e VPL Prof. Aureliano Bressan
Faculdade de Ciências Econômicas - UFMG
1
Tópicos desta seção
Métodos de Avaliação de Fluxos de Caixa
Taxa Mínima de Atratividade (TMA) Prazo de Recuperação ou Payback Taxa Interna de Retorno (TIR) Valor Presente Líquido (VPL)
Faculdade de Ciências Econômicas - UFMG
2
Métodos de Avaliação de Fluxos de Caixa
Em muitas situações de investimento ou financiamento é comum a ocorrência de fluxos de caixa irregulares no tempo; Estes fluxos podem estar associados, por exemplo, a um projeto de investimento ou a uma sucessão de pagamentos de valores distintos. Nestes casos, aplicamos os conceitos básicos de avaliação de fluxos de caixa (TMA, Payback, VPL e TIR)
Faculdade de Ciências Econômicas - UFMG
3
Taxa Mínima de Atratividade (TMA)
É a taxa de retorno mínima exigida pelo investidor para aplicar seus recursos; É utilizada para avaliar se um determinado investimento deve ou não ser realizado; Geralmente, a TMA é composta pelo rendimento de uma aplicação sem risco adicionado de um prêmio de risco.
Faculdade de Ciências Econômicas - UFMG
4
Payback ou tempo de retorno
Fornece o número de períodos requeridos para se recuperar a saída inicial de caixa Referência para julgamento inicial de atratividade e risco Representa o período no qual o fluxo de caixa acumulado zera: Payback = AnoART + (|custo NRIA|/FCdoAno) onde:
AnoART = Ano antes da recuperação total do invest.; Custo NRIA = custo não recuperado do invest. Inicial (em valor absoluto); FCdoAno = Fluxo de Caixa do Ano.
Faculdade de Ciências Econômicas - UFMG 5
Payback para Fluxos Irregulares
Suponha o seguinte fluxo de caixa para um investimento:
Fluxo de caixa irregular
8 10 5 5
Valor (R$ Milhões)
8 5 5 5
4
0 -5 -10 -15 -20 -20 -25 Período 0 1