Investimento em bolsa
CORRENTE CONTÍNUA: UMA ALTERNATIVA PARA TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA A LONGA DISTÂNCIA
ITAJUBÁ 2012 MARCELO WILLIAN HENRIQUES SZRAJBMAN
CORRENTE CONTÍNUA: UMA ALTERNATIVA PARA TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA A LONGA DISTÂNCIA
Monografia apresentada à Universidade Federal de Itajubá como parte dos requisitos para a obtenção do título de Especialista em Sistemas de Potência com Ênfase em Transmissão.
ORIENTADOR: ANGELO JOSE JUNQUEIRA REZEK
ITAJUBÁ 2012
RESUMO CORRENTE CONTÍNUA: UMA ALTERNATIVA PARA TRANSMISSÃO DE ENERGIA
ELÉTRICA A LONGA DISTÂNCIA Autor: Marcelo Willian Henriques Szrajbman Orientador: Angelo Jose Junqueira Rezek Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica Itajubá, fevereiro, 2012
A maior parte do potencial hidráulico remanescente no Brasil encontra-se na região Amazônica, onde devem ser construídas as próximas usinas hidrelétricas de grande porte, a fim de atender o crescimento do mercado brasileiro de energia elétrica. Na região Norte e Centro Oeste, especificamente nos estados de Mato Grosso, Rondônia e na região de fronteira com a Bolívia, encontra-se um potencial de geração a ser explorado de cerca de 20.000 MW (GARCIA-LIMONAD et al., 2008). A transmissão desses elevados montantes de energia, associada às longas distâncias (aproximadamente 2500 km), os consequentes reforços nos sistemas receptores do SIN e a crescente preocupação ambiental conferem complexidade técnica e custos elevados aos sistemas de transmissão dessas usinas. Este trabalho propõe a utilização de novos sistemas de transmissão em corrente contínua para transmissão de energia elétrica a longa distância. Para tanto, utilizar-se-á um exemplo hipotético de um possível aproveitamento hidrelétrico no norte do Mato Grosso, e a transmissão da energia desse aproveitamento até a região Sudeste através de um link HVDC de 600 kV.
ABSTRACT DIRECT CURRENT: AN ALTERNATIVE FOR