Investimento de publicidade n foursquare
Este artigo propõe uma discussão a respeito da eficácia das mídias sociais como meio de comunicação publicitário, particularmente aquelas que dispõem da tecnologia de geolocalização (GPS), com a intenção de entender todas suas partes e como elas podem ser convertidas em dados importantes para o profissional de mídia. Este artigo será de interesse não só do publicitário e da, mas também do aluno que esteja considerando uma carreira em mídias sociais e até do investidor/dono de negócios que porventura possa vir a adotar esta estratégia. E é por conta deste interesse que o propósito deste artigo girará em torno da comprovação da hipótese: “ O investimento publicitário em sites de mídia sociais que utilizam o advento da geolocalização poderá é ou não uma boa estratégia?” .
Assim, a meta será alcançada através de estudos de casos das empresas que utilizaram tais mídias sociais e será explanado alguns termos utilizados nas mesmas carregados de informações midiáticas que ajudam a calcular o retorno de investimento (R.O.I), isto para s possível mensurar o nível de sucesso de tais casos. O estudo é pertinente, pois ele poderá motivar ou desencorajar o estudante em ingressar numa carreira mídias sociais assim como para o investidor utilizar o recurso em questão. O “Foursquare” por se tratar do veículo ou mídia mais desfrutada e mais conhecida que utilizam a tecnologia gps será o objeto de estudo do artigo.
Midia social x rede social
Para o publicitário André Teles autor do livro “A revolução das mídias sociais”, a rede social é uma categoria da mídia social. Sendo assim, as redes sociais são aquelas que unem pessoas. Quando se inscrevem, os membros podem expor seu perfil e suas informações, fotos pessoais, textos, mensagens e vídeos, além de interagir com outros membros, criando listas de amigos e comunidades. Ou seja, Facebook, Orkut, MySpace, entre outros são Redes Sociais ou sites de relacionamento. Já as mídias sociais para o