Investigação sobre o entendimento Humano
Fichamento: Seção I, Das Diferentes Espécies de Filosofia
Filosofia moral,pode ser tratada de duas maneiras: Uma delas considera o homem, acima de tudo como nascido para agir e como sendo influenciado em suas decisões pelo gosto e pelo sentimento.
A outra espécies de filósofos encara o homem mais como um ser racional de que como um ser ativo e antes procura formar-lhe o entendimento de que cultivar-lhe os costumes.
È certo que a filosofia e clara conta com a preferência da humanidade em geral contra a filosofia exata e abstrusa, e sera recomendada por muitos, não só como mais agradável, mas também como mais útil do que a outra. Ela se encaixa melhor na vida comum.
Também é a mais durável, assim como as mais justas das famas tem cabido em parcela a filosofia fácil e até agora os raciocinadores abstratos só gizaram de uma reputação momentânea, graças ao capricho e a ignorância de sua época.
O puro filósofo é um personagem que o mundo em geral não acolhe muito bem, por julgar que ele não contribui nada para o proveito ou o prazer da sociedade, enquanto ele, por seu lado, vive afastado do contato humano, absorvido em princípios e ideias não menos alheios á compreensão humana.
O homem é m ser dotado de razão, e como tal, recebe da ciência o seu alimento e nutrição própria. O homem é também um ser ativo, e esta disposição, assim como as várias necessidades da vida humana, o levam forçosamente a cultivar algum negocio ou ocupação.
Se a humanidade em geral se contentasse em preferir a filosofia fácil á abstrata e profunda, sem no entanto condenar ou desprezar esta ultima, talvez não fosse mal acomodar-se essa opinião geral, e deixar que cada um se entregasse sem oposição ao seu gosto e sentimento.
Podemos observar que em toda arte ou profissão, inclusive aquelas que mais de perto interessam á ação e a vida, um certo espirito de exatidão, como quer