Investigação Numérica do Reator de Alta Temperatura (VHTR)
1342 palavras
6 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS ESCOLA DE ENGENHARIA
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA
INICIAÇÃO À PESQUISA EM ENGENHARIA MECÂNICA
TRABALHO FINAL DE CURSO
Investigação Numérica do Reator de Alta Temperatura (VHTR)
Belo Horizonte, Junho de 2014
1. IDENTIFICAÇÃO DA PROPOSTA
Título: Investigação Numérica do Reator de Alta Temperatura (VHTR)
Proponentes:
2. OBJETIVO
O objetivo desse trabalho é estabelecer a validação e verificação do procedimento usado na simulação numérica, usando códigos CFD, do escoamento em regime turbulento, no núcleo de reatores avançados. Com ênfase no modelo prismático anular do VHTR. Além disso, a comparação entre esse estudo e outro sobre o modelo prismático multi-furos também é meta do trabalho.
3. INTRODUÇÃO
A necessidade de fontes de energia que não emitem gases agravadores do efeito estufa é cada vez maior. Em um futuro próximo os reatores nucleares refrigerados a gás de temperatura muito elevada (VHTR, do inglês Very High Temperature Reactor) tem uma boa chance de serem usados para atender a essa necessidade devido à alta eficiência e capacidade de fornecer uma fonte de alta temperatura para a indústria que poderá ser utilizada na produção de hidrogênio [2].
O conceito de reatores que trabalham a altas temperaturas, como o VHTR, é relativamente novo e listado como uma promessa dos reatores da Geração IV devido a sua segurança inerente. O reator é moderado com grafite, refrigerado a hélio e consegue fornecer ao gás de saída uma temperatura de aproximadamente 1000 ºC. As partículas de combustível, urânio, localizam-se em uma esfera central e são cobertas com TRISO (TRIstructural ISOtropic), formado por camadas de carbono poroso (PyC) e carbonato de silício (SiC). A planta de demonstração do VHTR, Fig. 1, é composta por um reator, um trocador de calor intermediário externo, um sistema de circulação de gás refrigerante com um trocador de calor