Investigação Geotécnica
Investigação Geotécnica
Métodos, Sondagem e Importância
Larissa Nathane, Lorena Rodrigues, Luisa Maria, Maria Luisa, Marina Dias e Rodrigo da Costa.
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 2
2. IMPORTÂNCIA 2
3. MÉTODOS 3
3.1. Metodologia da investigação geotécnica 3
3.2. Ensaios “In Situ” 6
3.2.1. Ensaio SPT 6
3.2.2. Piezocone (CPTU) 7
3.2.3. Dilatômetro de Marchetti (DMT) 8
4. SONDAGEM 9
4.1. Sondagem a Trado 9
4.2. Sondagem a Percussão Standard 10
4.3. Sondagem rotativa 11
4.4. Sondagem especial de reconhecimento 12
5. CONCLUSÃO 13
6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 14
1. INTRODUÇÃO
Um dos pré-requisitos para a realização de projetos geotécnicos que sejam, ao mesmo tempo, econômicos e seguros é o reconhecimento das condições do subsolo. As investigações geotécnicas devem possibilitar uma definição da estratigrafia do subsolo e uma estimativa das propriedades geomecânicas dos materiais envolvidos. Os ensaios - de laboratório e/ou campo – são muito importantes para a obtenção dos parâmetros que indicam as características de tensão x deformação x resistência, além de determinar os fatores que influenciam o comportamento do material.
2. IMPORTÂNCIA
No desenvolvimento de um projeto de fundações, por exemplo, é indispensável o planejamento das investigações geotécnicas e das sondagens, que permitem o reconhecimento dos perfis dos solos envolvidos, suas respectivas características geotécnicas e a determinação da variação da resistência do solo com a profundidade, através de descrições e índices obtidos para as diversas camadas existentes.
Além de permitir a identificação de características geométricas e estruturais (que podem condicionar determinadas soluções), a investigação geotécnica fornece parâmetros para projetos e análises, estes podem ser classificados em três grupos: de resistência, de deformabilidade e de fluxo.
A não execução de uma investigação geotécnica ou a má interpretação dos dados correlatos pode resultar em: projetos inadequados, atraso no