INVESTIGAÇÃO DE ACIDENTES
INVESTIGAÇÃO DE ACIDENTES
Os elementos que devem ser coletados e identificados para que uma investigação de acidente seja realmente completa, são muitos. As razões do sucesso, seja o elemento grande ou pequeno, significativo ou aparentemente insignificante, necessita ser identificado, fotografado, listado ou marcado de alguma maneira, de modo que possa ser valioso no “panorama completo” para que se chegue à conclusão real do porquê do acontecido. O que se deve fazer em primeiro lugar? Com qual profundidade se deve investigar os detalhes? Neste INFOSEG há informações sobre uma variedade de instrumentos de investigação de fácil aplicação, que podem ser utilizados ou adaptados ao seu próprio plano de investigação de acidentes.
Os adequados procedimentos de investigação ajudarão a:
1) Identificar as provas.
2) Identificar os fatores que contribuíram para o acidente.
3) Fotografar ou fazer um esboço da cena do acidente.
4) Fazer anotações.
5) Entrevistar as testemunhas.
Identifique as evidências
As evidências são tudo o que é real, o que tem fundamento e tudo aquilo que possa ajudar a esclarecer o fato. As provas físicas podem ser vistas, apalpadas e até mesmo postas à prova de nosso paladar. Podem ser grandes ou pequenas, sólidas ou líquidas.
A identificação e a coleta das provas ajudam a determinar a causa fundamental do acidente. As provas podem incluir o seguinte:
1) A posição de equipamentos e ferramentas.
2) A qualidade do ar na área do acidente.
3) A limpeza e manutenção dos equipamentos e ferramentas
4) As condições do piso, pavimento ou superfície.
5) Registros de manutenção de equipamentos.
A posição dos equipamentos e ferramentas
O exame da posição dos equipamentos e das ferramentas no local do acidente pode fornecer informações sobre de que forma o equipamento e as ferramentas estavam sendo utilizadas