Inversão termica
A inversão térmica é um fenômeno climático que ocorre principalmente nos grandes centros urbanos, onde a poluição é muita alta. Ocorre devido as inversão das camadas de ar frias e quentes e afeta diretamente a saúde das pessoas.
Como ocorre a inversão térmica
A camada de ar fria por ser mais pesada ou mais densa, acaba descendo e ficando próxima a superfície terrestre, o ar quente que é mais leve ou menos denso fica numa camada superior, impedindo a dispersão dos poluentes.
Este fenômeno climático pode ocorrer em qualquer dia do ano, mas é mais constante no inverno, pois no inverno as chuvas são raras o que acaba dificultando as dispersão dos poluentes, assim o problema acaba se agravando.
Nos grandes centros urbanos como São Paulo é possível observar a olho nu, a camada formada pelos poluentes de cor cinza. Que são resultado da queima de combustíveis ex: gasolina,diesel produzida principalmente pelos carros e caminhões.
Problemas causados pela inversão térmica
A inversão térmica prejudica a saúde das pessoas. Doenças associadas à poluição como asma e bronquite afetam principalmente as crianças, também acarreta varias doenças respiratórias, a irritação dos olhos também é comum em ambientes altamente poluídos devido á inversão térmica.
Algumas soluções
Está ligada a adoção de políticas que visem diminuir a poluição do ar nas grandes cidades, a substituição de combustíveis fósseis por bicombustíveis ou energia elétrica poderia reduzir o problema.
Alternativa seria trocar o transporte individual (carro), pelo publico (ônibus) também ajudaria a amenizar o problema, mas serão necessárias campanhas para conscientizar as pessoas sobre essa necessidade. A fiscalização de queimadas e filtros nos chaminés de grandes empresas seriam algumas medidas para evitar e também reduzir o problema.
Conclusão
A inversão térmica é um grande problema, por isso devemos cuidar do meio em que vivemos para não