Invenções que mudaram o mundo
Roda – 8000 a 6400 a.C - Considerada por muitos a invenção mais importante da História, ainda permanece hoje um mistério quanto à data e local exatos onde foi inventada. Segundo a maioria dos arqueólogos, estima-se que terá surgido entre 8000 e 6400 a.C, na Ásia. O vestígio mais antigo do uso da roda em veículos é o desenho de uma carroça numa placa de argila que pertence à civilização suméria, da antiga Mesopotâmia, datada de 3500 a.C.
Preservativo – 1000 a.C - Introduzido pelos egípcios há mais de 3000 anos, chegou à Europa um milênio mais tarde, mas foi só no séc. XVI que apareceu a 1ª referência escrita do seu uso. Foi o ginecologista italiano Gabriele Fallopio (o mesmo que viria a dar o nome às trompas) quem, pela 1ª vez, recomendou que fossem usados, para combater a epidemia de sífilis. Os vestígios mais antigos de um preservativo foram descobertos no Castelo Dudley, no Reino Unido, em 1640. Eram feitos de partes do intestino grosso de animais. O de látex só foi patenteado em 1916, por Julius Fromm.
Relógio Mecânico – 1280 – Longe vão os tempos em que eram usados relógios de sol e até velas com marcas que assinalavam o passar das horas à medida que iam sendo consumidas. Os relógios mecânicos, que revolucionaram o controle do tempo, surgiram na Europa, no final do séc. XIII, para regular os horários dos rituais nas instituições religiosas. O famoso pêndulo só surgiu no séc. XVII, mas com o tempo foi sendo substituído pelos relógios eletrônicos, mais precisos.
Óculos – 1265 – Há 2000 anos os romanos envelhecidos que começavam a perder a visão tinham escravos para ler para si. Os óculos surgiram só no séc. XIII. Desconhece-se o autor exato, mas a invenção costuma ser relacionada com os trabalhos de Robert Grosseteste e de seu discípulo Roger Bacon.
Livro Impresso – 1455 – Até a invenção da imprensa por Gutenberg, em 1440, os livros eram um luxo quase exclusivo do clero e das elites acadêmicas, uma preciosidade reservada às