Inventos da humanidade
– SÉCULOS XX E XXI –
Linha de Montagem (1901) Esse sistema industrial revolucionário teve início com Ransom Eli Olds. Em março de 1901, a fábrica de Olds foi destruída por um terrível incêndio, onde sobrou apenas um único modelo automobilístico. Olds ficou concentrado na produção deste modelo e em pouco tempo tinha mais encomendas do que era capaz de produzir. Para suprir suas encomendar, ele bolou um engenhoso sistema de “linha de montagem” para os automóveis e passou o restante do ano de 1901 trabalhando em seu projeto. A técnica foi totalmente eficaz e aumentou radicalmente a produção. Anos depois, outras empresas adotaram o sistema de Olds, e ainda hoje quando máquinas já substituíram a mão de obra humana, todo processo de produção se apóia em algum tipo de linha de montagem.
Radioterapia (1901) A mais de cem anos a radioterapia vem sendo usada para o tratamento de câncer. Tudo começou quando Röntgen descobriu os raios X e Becquerel a radioatividade, assim não demorou muito para que a medicina pusesse essa fonte de energia recém-descoberta para trabalhar, seu primeiro uso terapêutico ocorreu antes da virada para o século XX. As primeiras experiências eram resumidamente toscas, mas mesmo assim houveram relatos de cânceres controlados ou mesmo curados por essa técnica. Após a quantificação da dosagem de radiação associada à experimentação com animais, tornou mais seguro o uso terapêutico da radiação, abrindo novas portas perspectivas na luta contra o câncer. Novos aparelhos também foram surgindo, os quais propiciaram maior penetração nos tecidos e, conseqüentemente, o tratamento de uma gama mais variada de tumores.
Transmissor de rádio (1901) Reginald Fessenden é conhecido por descobrir a Modulação de Amplitude (A.M.) e pela explanação de seu principio científico. Com o principio da heterodinação ele pôs em prática a idéia de misturar dois sinais de alta freqüência para transportar as