inventario de estoques
O inventário de estoques constitui-se em uma ferramenta de importância fundamental para o aperfeiçoamento dos controles internos da organização, mitigando riscos de perdas, proporcionando maior acuracidade nos custos com a operação e atendendo de forma eficiente à legislação de referência. Os inventários de estoque são classificados como:
Inventário Rotativo
É uma importante ferramenta para obter uma alta acuracidade em estoques, sendo realizado constantemente contagens físicas programadas, com seus critérios e ciclos definidos em função da classificação ABC, contribuindo também, para identificação imediata e correções de eventuais falhas no processo operacional.
Inventário Periódico
O inventário periódico além de ter como objetivo principal a elaboração de demonstrativos financeiros, também evidencia as falhas nos controles operacionais. Metodologia
Os trabalhos são realizados dentro de padrões técnicos, normas e procedimentos para execução de inventários de estoque, observados as diretrizes da Instituição e as melhores práticas administrativas requeridas para esse serviço.
São adotados os seguintes passos para a execução dos serviços:
Comunicações internas - São efetuadas as comunicações internas necessárias, visando dar conhecimento sobre a execução dos trabalhos, sua importância e os cuidados que deverão ser adotados por todos para garantir a maior qualidade dos resultados;
Apresentação de cronograma de execução dos trabalhos - O cronograma é apresentado e ajustado conforme a necessidade da Companhia, antes do inicio da execução dos serviços.
Cut-off - Procedimento de grande importância para garantir a precisão e a confiabilidade do inventário, consiste no marco de interrupção temporária do fluxo de entrada e saída de materiais, enquanto é realizada a contagem.
Deve ser determinado que, durante a contagem de um item de estoque, nenhuma movimentação deve ser realizada, até que se conclua a contagem.
Verificação da