inventando moda
Disciplina: Pesquisa e Criação de Moda
TREPTOW, Doris. Inventando Moda: planejamento de coleção I Doris Treptow. – 4 ed. Brusque: 2007. p. 26 a 32.
1. O que é Moda?
‘‘Com a Revolução Comercial [...] as pessoas mudam sua forma de vestir em função de influências sociais. A roupa, que a princípio era determinada apenas pelos recursos disponíveis e tecnologia, passa a variar em estilo e época.’’ (p.26)
‘‘Joffily (1999:27) afirma que "Moda é o fenômeno social ou cultural, que caráter mais ou menos coercitivo, que consiste na mudança periódica de estilo, e cuja vitalidade provém da necessidade de conquistar ou manter uma determinada posição social." ‘’(p.26)
1.2 Ciclo de Moda
‘‘Lançamento – Consenso – Consumo – Massificação – Desgaste’’ (p. 27)
‘‘Jones (2002:33) apresenta dois ‘‘movimentos de moda’’ na escala social, um chamado efeito trickle-down e outro o efeito bubble-up.’’ (p.27)
O efeito trickle-down começa no topo da elite da moda. Com a exposição da mídia, será copiado por mercados populares e produzido em larga escala com acesso ao público em geral. (p. 28)
O efeito bubble-up faz o caminho contrário. Um grupo desenvolve um estilo de vestir. O mercado da moda começa a divulgá-lo. Formadores de opinião reconhecem o estilo das ruas e adotam versões mais sofisticadas do mesmo. (p.28)
1.3 Moda e Estilo
‘‘Carol Garcia descreve tendência de moda como um conjunto de itens do vestiário considerados como conceito de bem vestir. A tendência de moda é caracterizada pela temporalidade e pela massificação.’’ (p. 29)
Garcia diz ‘‘a busca da identidade ocorre quando o indivíduo não se apropria de um padrão vigente, mas imprime sua marca pessoal, suas características de gosto e seu conceito de harmonia e do belo.’’
‘‘A capacidade de filtrar as tendências e transformá-las, produzindo novas propostas que manifestam características pessoais é o que pode ser descrito como estilo.’’ (p. 31)
1.4 Como se vende moda?