Invent Rio Peri Dico E Invent Rio Permanente
O inventário é uma lista com relação aos elementos patrimoniais. Inventariar consiste em analisar os elementos patrimoniais de um dado patrimônio, descrevê-los, classificá-los e atribuir-lhes um valor.
O termo inventário é usado para verificar o estoque disponível para a venda da empresa, bem como os produtos que serão utilizados na produção de mercadorias a serem vendidas. Os registros de inventário controlam o estoque em constante movimento. São necessários os registros para a avaliação periódica dos resultados das operações e a determinação da situação financeira da empresa.
O inventário é uma peça fundamental no levantamento do balanço, compreendendo a conferência física das existências e sua avaliação em moeda, sendo assim uma peça importante do balanço, pois este depende diretamente de um bom inventário.
Os inventários são divididos em dois métodos nos quais a empresa podem adotar para o controle de estoque: Inventário Periódico e Inventário Permanente. O Inventário Periódico é aquele onde há o controle de estoque pela averiguação da contagem física de seus itens, geralmente ao final do exercício, quando do fechamento do Balanço Patrimonial. Para efeitos gerenciais, deveria ser feita essa averiguação mensalmente, quando do fechamento dos balancetes.
O inventário periódico é permitido pela legislação do imposto de renda e é o mais usado pelas empresas de pequeno porte. Este sistema permite apurar o custo de fabricação, ou o custo dos produtos vendidos de um determinado período, que pode ser um mês, um bimestre, um trimestre, um semestre ou um ano, conforme o interesse da empresa.
Para a apuração do Custo das Mercadorias Vendidas (CMV) ou o Custo dos Produtos Vendidos (CPV) é utilizada a seguinte fórmula:
CMV ou CPV = Estoque Inicial (EI) + Compras (C) + Fretes - Estoque Final (EF)
O Sistema de Inventário Permanente é aquele feito por meio de controle de estoques de maneira individualizada e diariamente,