Invasões estrangeiras no Brasil colonial
Invasões Estrangeiras no Brasil Colonial
Macapá
28/04/2014
Turma: 223
Nestor dos Santos Junior Nº 31
Invasões Estrangeiras no Brasil Colonial
Trabalho apresentado à disciplina de História, Orientado pelo professor
Marcos Jessé.
28/04/2014
Introdução
Durante os séculos XVI e XVII, o Brasil sofreu saques, ataques e ocupações de países europeus. Estes ataques ocorreram na região litorânea e eram organizados por corsários ou governantes europeus. Tinham como objetivo o saque de recursos naturais ou até mesmo o domínio de determinadas regiões. Ingleses, Franceses e Holandeses foram os povos que mais participaram destas invasões nos primeiro século da história do Brasil.
O Brasil era mais procurado por conta de um pau que era matéria prima, o “pau Brasil”, e os europeus vendo que essa matéria dava lucro eles vinham em busca disso pra exportar para as suas capitais.
Desenvolvimento
Invasões Francesas:
Comandados pelo almirante francês Nicolas Villegaignon, os franceses fundaram a França Antártica no Rio de Janeiro, em 1555. Foram expulsos pelos portugueses, com a ajuda de tribos indígenas do litoral, somente em 1567.
Em 1612, sob o comando do capitão da marinha francesa Daniel de La Touche, os franceses fundaram a cidade de São Luis (Maranhão), criando a França equinocial. Foram expulsos três anos depois.
Entre os anos de 1710 e 1711, os franceses tentaram novamente mas foi sem sucesso invadir e ocupar o Rio de Janeiro.
Invasões Holandesas:
As cidades do Rio de Janeiro, Salvador e Santos foram atacadas pelos holandeses no ano de 1599.
Em 1603, foi a vez da Bahia ser atacada pelos holandeses. Com a ajuda dos espanhóis, os portugueses expulsam os holandeses da Bahia em 1625.
Em 1630, tem inicio o maior processo de invasão estrangeira no Brasil. Os holandeses invadem a região do litoral do