Invasão Norueguesa
I
EMBORA AS IDEOLOGIAS TENHAM UM CARACTER UNIVERSAL CADA UMA DELAS PODE E DEVE SER ESTUDADA EM DETALHES EM RELAÇÃO A CADA NAÇÃO E A SUA TRAJETORIA EM DADO MOMENTO HISTÓRICO.
II
NO CASO ESPECIFICO DO BRASIL E, EM GRANDE PARTE PELA FALTA DE UMA SOCIEDADE POLITICAMENTE EVOLUIDA, ASSISTIMOS A INSTALAÇAO DE UM ESTADO TUTELAR ÀS VEZES DIVORCIADO DA SOCIEDADE ATÉ PELAS MAZELAS DE FORMAÇÃO DESSA MESMA SOCIEADADE QUE DE CERTO MODO PROCUROU COLOCAR O PAIS NUM RITMO DE RELATIVO PROGRESSO.
III
EVIDENTEMENTE O PRIMEIRO REINADO FOI MARCADO POR DIVERSAS CORRENTES DE PENSAMENTO CADA QUAL VENDO ATRAVÉS DE SUA OTICA A SOLUÇÃO DOS PROBLEMAS DO REINO. DEVEMOS RESSALTAR TODAVIA QUE EM GRANDE PARTE OS QUADROS DIRIGENTES DO PRIMEIRO REINADO ERAM EM SUA MAIORIA ORIUNDOS DOS QUADROS JOANINOS .
IV
DESTA FORMA CREMOS QUE AO AGLUTINAR TODAS ESSA CORRENTES DENTRO SAQUAREMISMO ESTAREMOS DEIXANDO DE LADO UM ESTUDO MAIS APROFUNDADO DA SITUÇÃO POLÍTICA DO PEROÍDO QUE EM VERDADE NÃO SE RESUMIU A COIMBRÃOS OU REALISTAS OU BRASILIENSES E LIBERAIS POIS DO VERDADEIRO LIBERALISMO DO VISCONDE DO URUGUAI AO IBERIMSO DE WERNECK VIANA, MUITAS SÃO AS VERTENTES DIGNAS DE ANÁLISE MAIS ACURADA.
V
ENTRETANTO É IMPOSSÍVEL SEPARAR A HISTÓRIA DO PRIMEIRO REINADO DO DESENROLAR DA HISTÓRIA DO REINO PORTUGUES POIS AMBAS ANDARAM PAR-E-PASSO NESSE PERÍODO O QUE EM VERDADE NOS MOSTRA UMA HISTÓRIA LUSO-BRASILEIRA ONDE OS ATORES PRINCIPAIS ERAM DA MESMA FAMILIA, DOTADOS DE ELEVADO PATRIOTISMO, CADA QUAL VENDO O FUTURO DE SUA PATRIA COMO META FINAL DE SUA MISSAO AINDA QUE SEPARADOS PELO ATLANTICO.
VI
DO LADO BRASILEIRO O DEBATE TRAVAVA-SE ENTRE O RUMO QUE DEVERIA SER DADO AO GOVERNO ESTABLECIDO PELA COSNTITUIÇÃO DE 1824 E ASSIM SENDO ÀS DIVERGENCJAS IDEOLÓGICAS ENTRE COIMBRÃOS/REALISTAS E BRASILIENSES/LIBERAIS, QUE EM GRANDE PARTE ERA INFLUENCIADO PELO DESENROLAR DA REVOLUÇÃO LIBERAL DE 1820 OCORRIDA NA CIDADE DO