Invaoes bárbaras

3682 palavras 15 páginas
RESUMO: Esse trabalho apresenta a reflexão dos comportamentos de saúde-doença e morte, em imagens contemporâneas que surgem em dois filmes durante o ano de 2003. No filme Invasões Bárbaras diante da doença do câncer, e a morte iminente do pai surge um filho poderoso e dócil capaz de contornar situações difíceis para aliviar dores da doença, inclusive manejar o uso de drogas para o conforto da morte do pai. Em Adeus Lênin o filho arma um esquema para negar uma situação irreversível de mudança política de seu país para que sua mãe tenha saúde e termina por negar sua doença e sua morte.
Palavras chaves: Comportamentos saúde/ comportamentos doença / morte.
INTRODUÇÃO
Essas reflexões sobre comportamentos de saúde-doença fazem parte de pesquisas sobre as imagens que estão expostas na contemporaneidade, sobretudo em filmes a partir de uma compreensão psicológica sobre o cinema. Evidentemente que este pequeno trabalho revela uma reflexão em forma de um artigo de um trabalho muito mais extenso que esta simples observação de dois filmes. Gostaria também de acrescentar que trata-se de um resumo de um artigo mais extenso que por motivos de exigências práticas vai aqui reduzido, da forma como será apresentado durante o Encontro da AlAIC- 2004.
Oriento alguns trabalhos sobre imagens e tenho pesquisado a partir do trabalho interpretativo a relação da psicologia e da comunicação visual considerando que o filme é um instrumento social que revela determinados costumes ou mudanças antes mesmo da sociedade se dar conta dos mesmos. No último encontro da ALAIC (2002) propus um artigo, que foi publicado, sobre campanhas televisivas de AIDS neste mesmo GT Comunicação e Saúde, onde as discussões são bastante proveitosas e interessantes.
A inquietação provocada pelas mensagens dos filmes, pelos textos de imagens, registros documentais ou ficções imaginárias tem despertado em minhas pesquisas uma entrada, sem nenhuma permissão dos diretores, à suas idéias, assim como interpretações

Relacionados