INTSERV E DIFFSERV
Gestão de Tecnologia da informação
Vinícius Abrantes
Tecnologia de Telecomunicações Aplicada a TI
Brasília-DF
Faculdade de Tecnologia Senac do Distrito Federal
Gestão de Tecnologia da informação
QoS: INTSERV e DIFFSERV
Trabalho apresentado à disciplina de Tecnologia de Telecomunicações aplicada a TI como requisito parcial para a obtenção da nota do trabalho final do bimestre.
Orientador: Prof. Nasser Arabi.
Brasília-DF 2014
Sumário
1.Introdução 4
2. INTSERV 5
2.1 Como funciona 5
2.2 Onde é mais utilizado 5
2.3 Vantagens 5
2.4 Desvantagens 5
3. DIFFSERV 6
3.1 Como funciona 6
3.2 Onde é mais utilizado 6
3.3 Vantagens 6
3.4 Desvantagens 7
4. Conclusão 8
5. Referências Bibliográficas 9
1. Introdução
Qualidade de serviço (QoS) é a capacidade de melhorar os serviços trafegados na rede sobre tecnologias de comunicação de redes de dados, nesse trabalho abordaremos as arquiteturas INTSERV e DIFFSERV.
Serviços assegurados são os serviços para clientes que precisam de segurança para seus provedores de serviços no momento que haja um congestionamento.
2. INTSERV 2.1 Como funciona
O INTSERV é uma arquitetura de qualidade de serviço, que tem o propósito de garantir níveis de qualidade de serviço fim a fim, através de recursos reservados e estabelecimento de chamada. Ele utiliza-se do protocolo RSVP (Resource Reservation Protocol, protocolo de reserva de recursos) para sinalizar as necessidades de QoS para cada dispositivo ao longo da rede, permitindo que vários transmissores enviem os dados para vários grupos de receptores, eliminando o congestionamento da rede.
2.2 Onde é mais utilizado
INTSERV pode por exemplo ser utilizado para possibilitar a transmissão de vídeo e som sem interrupções.
2.3 Vantagens
Uma das vantagens dessa arquitetura é que possui um serviço integrado e que previamente é feita uma alocação de banda, já que cada roteador é consultado ao longo