Introduções e Conclusões para Redações
Introdução:
“A primeira glória é a reparação dos erros.” A frase do escritor brasileiro Machado de Assis, em sua obra “Ressurreição” , constitui uma crítica aos erros sob os quais, historicamente, constituiu-se a sociedade brasileira. Analisando-a em conjunto à conjuntura atual, nota-se um grande abismo e manipulação social como consequência direta da falta de transparência e ética dos meios de comunicação contemporâneos.
Conclusão:
Torna-se necessário, pois, a difusão de uma moral virtuosa no meio social que vise à formação de um senso crítico da população acerca dos meios midiáticos e a atual dominação ideológica realizada através desses. Ademais, é indispensável que a mídia se faça transparente, não corrompendo a autonomia humana e o bem-estar social.
Violência:
Introdução:
“Também por que diabo não era ela azul?”, indagou o personagem machadiano Brás Cubas, na obra “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, ao matar uma borboleta negra e refletir a respeito do diferente destino que ela teria caso fosse azul. Analisando a ideia atrelada à conjuntura atual, nota-se a violência como uma constante no meio social, seja ela por parte da população, como rejeição ao estranho, ou advindo do Estado, como negligência dos direitos sociais.
Conclusão:
Torna-se necessário, pois, a difusão de uma moral virtuosa no meio social como combate à violência estrutural, ou seja, ao tolhimento dos direitos da população pelo Estado, e aos conflitos originados por diferenças étnicas, culturais, socioeconômicas e ideológicas. Ademais, é indispensável que os indivíduos ajam com tolerância em relação ao diferente e, quanto aos direitos sociais, é necessária a formação de um senso crítico que garanta a autonomia e a integridade do pensamento humano, garantindo assim o bem-estar social.
Ecologia:
Introdução:
“O sistema roda sempre sobre duas engrenagens: faz girar uma coisa esmagando sempre alguém.” A frase atribuída ao escritor francês Victor Hugo constitui uma crítica