Introdução
_distribuição dos elementos químicos controlada por parâmetros físico-químicos;
_natureza dos produtos formados nas reações endógenas e exógenas depende do comportamento geoquímico dos elementos;
_reações químicas que ocorrem na natureza têm uma escala diferente das reações químicas realizadas em laboratório (tempo geológico);
_Geoquímica é um ramo da Geologia e da Química, que envolve a aplicação de princípios da química para solucionar problemas de geologia, permitindo um conhecimento mais exato dos fenômenos químicos que tem lugar na natureza.
Geoquímica pode ser considerada como um método de pesquisa que procura medir sistematicamente o conteúdo em um ou mais elementos traços, contido nos mais diversos tipos de materiais como:
Sedimento de Corrente
Esse Método é utilizado principalmente em Pesquisa Regional, onde o objetivo é definir um Alvo a ser estudado posteriormente. As amostras coletadas informam possíveis anomalias a Montante do local da coleta de amostra, pois o fundamento desse Método Geoquímico baseia-se no fato de que o sedimento de corrente reflete a composição das rochas localizadas na bacia (ou sub-bacia) de drenagem estudada.
Sedimento de Corrente é todo sedimento que está sendo transportado por uma corrente fluvial. É usado em levantamentos regionais, semi-regionais e semi-detalhe. As águas pluviais, ventos e outros fatores promovem o intemperismo e, subseqüentemente, o transporte das rochas até os córregos, riachos e rios e a partir destes, o transporte pelos sistemas de drenagem da área.
- Poucas amostras cobrem uma grande área;
- Mostram teores (relativos) mais elevados que outros métodos (hidrogeoquímica)
- Estuda um grande número de elementos.
- Maior independência climática.
- A análise química pode ser realizada após longo tempo de coleta.
Numa campanha regional de Sedimento de Corrente o conceito de Associação Geoquímica, Elemento Farejador é muito importante.
Concentrado de bateia: Concentrado de Batéia
Esse método