INTRODUÇÃO
Este é um Trabalho de Conclusão de Curso da Universidade Estadual Vale do Acaraú-UVA, do Curso em Pedagogia Plena, seu objetivo é proporcionar ao orientado a sistematização de conhecimentos teóricos e práticos, relacionados á sua área de formação e ao aprimoramento da capacidade de leitura, interpretação e crítica, no âmbito da habilitação profissional do pedagogo.
Esse trabalho tem como tema, a importância da rotina para a Educação Infantil, que apresenta dois problemas, “como a rotina vem sendo elaborada e executada?” e “qual a importância da rotina para a Educação Infantil?”. A escolha desse tema surgiu pelo fato da rotina ser um instrumento imprescindível para a Educação Infantil, porque é ela que orienta as ações das crianças, assim como dos professores, possibilitando a antecipação das situações que irão acontecer, por isso à rotina torna-se uma ferramenta indispensável para essa modalidade de ensino.
Partindo desse tema esse trabalho tem a intenção de mostrar a importância da rotina na Educação Infantil e se sua elaboração e execução acontecem de maneira adequada. A rotina é o planejamento das atividades que acontece no dia-a-dia das Instituições de Educação Infantil e é esta sequência que vai possibilitar que a criança se oriente na relação tempo-espaço e se desenvolva adequadamente, tendo como finalidade proporcionar á criança estabilidade e segurança. Portanto a rotina caracteriza-se como facilitadora da aprendizagem, sendo assim ela não deve transformar-se numa diária de atividades rígidas e inflexíveis, por isso a flexibilidade é fundamental.
Percebe-se que uma rotina adequada é importante para a formação da criança por estimular a socialização, tendo em vista prepara-la e ajuda-la no desenvolvimento da confiança e perseverança, essas são as qualidades essenciais que a criança necessita para estruturar sua independência e autonomia.
Como metodologia optou-se pela necessidade de realizar este trabalho através da pesquisa qualitativa