introdução
Observando-se as mudanças que vêm ocorrendo no cenário atual, as empresas precisam, cada vez mais, ambientar-se com as transformações decorridas de grandes forças, como avanços tecnológicos e globalização. Essas grandes forças têm criado novos comportamentos e desafios – o que leva as empresas a repensarem suas métodos e conceitos.
A exigência por uma gestão competente em uma empresa de serviços não é diferente da indústria. Torna-se necessário, para competir no mercado em igualdade com os melhores concorrentes, uma gestão empresarial que se antecipe a prováveis problemas que a empresa, possa vir a enfrentar.
Atualmente, são notórias as oscilações que a economia brasileira apresenta, alternando fases de ampliação e recessão – obrigando as empresas a operarem superando vários problemas associados a aumento de produção e preços elevados. Como que em confrontos diários, os gerentes necessitam traçar estratégias adequadas a cada mercado em que a empresa atua.
APRESENTAÇÃO DA EMPRESA
A Iveco é uma fabricante de veículos pesados, caminhões, ônibus e utilitários leves. Sua sede fica em Turim, Itália, sendo uma subsidiária do grupo Fiat. O nome da empresa é uma referência às primeiras letras de Industrial Vehicle Corporation (Anon., s.d.).
No Brasil a Iveco iniciou suas atividades em setembro de 1997 implantando uma rede própria de concessionárias exclusivas e de assistência técnica encarregada de comercializar veículos importados da Europa e da Argentina. A sede comercial em São Paulo foi implantada em 1999 e a fábrica em Sete Lagoas, MG, entrou em operação em novembro de 2000. Atualmente, a sede administrativa da Iveco é instalada no Edifício Piemonte, sede do Fiat Group no Brasil, em Nova Lima (MG) como forma de buscar sinergias entre as empresas do grupo; a empresa também possui escritórios comerciais em São Paulo, Curitiba e Brasília.
Em 2010, abriu as portas do Centro de Operações de Peças Iveco (COPI), em Sorocaba (SP). Desde 2006, a