Introdução
Capacidade de Processo
Intervalo de resultados esperados que podem ser adquiridos quando se segue um processo.
Em geral, os processos de engenharia e de gestão associados ao software não são suficientemente precisos para permitirem uma medida exacta dos resultados, de acordo com os termos desta definição. Procuramos, por isso, as características dos processos que tendem a torná-los mais capazes.
O SPICE inclui um modelo de referência, que serve de base para o processo de avaliação.Este modelo define duas dimensões:
Dimensão de Processo:
Corresponde à definição de um conjunto de processos considerados universais e fundamentais para a boa prática da engenharia de software; Atualmente, um modelo de referência de processo no domínio de software é a ISO 12207;
Dimensão de Capacidade:
Um modelo de avaliação, baseado na ISO 12207, é o definido na ISO 15504; Neste último, os processos são agrupados em cinco grandes categorias de processo:
Níveis de Capacidade
O modelo de referência do SPICE define os níveis de capacidade que permitem determinar a classificação de uma única capacidade para o processo.
Um nível de capacidade é um atributo, ou conjunto de atributos que trabalham de forma coordenada para fornecer um grande incremento na capacidade de realização de um processo. Cada nível fornece um grande incremento na capacidade de desempenho de um processo. Os níveis constituem uma forma racional de progredir através do aperfeiçoamento da capacidade de